Posted by : RyuseiOh terça-feira, 3 de março de 2015

               
Por KR Blade

               Muitos fãs de tokusatus estão acostumados a acompanhar as franquias KR, Super Sentai, Metal  e Other Heroes, mas alguns não estão tão familiarizados assim com Ultraman. Alguns já assistiram na infância Ultraman Hayata, algo sobre Ultraseven e o Retorno de Ultraman e ainda outros podem ter tido contato breve com Tiga quando passou aqui no Brasil no programa da Eliana na Record.
Por qual motivo então temos fãs de tokusatu com pouco ou nenhum envolvimento com essa franquia? Existem algumas teorias, tais como: certo preconceito por se tratar de heróis gigantes, séries que são difíceis de encontrar completas na maioria delas ou ainda, o que eu acho mais provável, os fãs não se deixam conhecer coisas novas e se prendem a três franquias por pura teimosia.
Pensando nessas coisas, gostaria de citar cinco motivos pelos quais todo fã de tokusatu deve acompanhar a franquia Ultra e acredite muitas dessas séries são muito melhores do que muita coisa idolatrada por aí. Vamos à lista:

   
 
Histórias muito bem elaboradas e construídas

               Uma das maiores qualidades por parte da franquia é que na década de 1960 a Tsuburaya era uma grande fábrica de talentos. Sob a direção do mestre Eiji Tsuburaya, muitos profissionais foram organizados para criarem diversas séries, como Ultra Q (1966) Ultraman e Ultraseven (1967-1968). Com essas séries as bases para o tokusatus foram lançadas, muitas delas sendo usadas até hoje. Claro que sempre numa série, tem uma equipe de produção e atores que fazem acontecer, mas existe um profissional que na maioria das vezes não recebe o mérito que merece que são os roteiristas.  Por exemplo, um dos maiores roteiristas que o mundo toku já teve foi Tetsuo Kinjô sendo responsável por diversos episódios em Ultra Q e Ultraman, mas foi em Ultraseven que seu talento se mostrou. Por exemplo, em Seven Tetsuo escreveu os quatro primeiros episódios, dando o tom da série, muito mais voltada à ficção cientifica e drama do que Ultraman. Tetsuo é um dos melhores roteiristas que já existiram.


            
               Outro exemplo de roteirista é Shozo Uehara, um dos mais talentosos por sinal, que escreveu cerca de vinte episódios de O Retorno de Ultraman. Nesse Ultra, Shozo cria um dos melhores personagens da franquia, Hideki Goh, um cara muito mais humano que os antecessores, pois tem uma vida social com namorada fora das missões. Pois bem, no episódio 37 chamado Os poderosos do Espaço, sua identidade é descoberta, sua namorada é assassinada de maneira brutal, tendo o corpo arrastado pela rua, sem contar o seu irmão que é deficiente físico. Se pensarmos nos dias de hoje, uma seqüência de cenas assim dificilmente iria ao ar pelas restrições que temos.

Eu poderia me estender falando de diversos Ultras e suas histórias envolventes e cativantes, mais alguns desses pontos irei abordar nos próximos temas.

      

Personagens carismáticos

Mesmo contando com uma boa história, se os personagens não agradarem o público, muito provavelmente a série não será bem digerida pelos fãs. Os Ultras são cheios de personagens marcantes e profundos. Citarei alguns que me chamam muito a atenção.
Shin Hayata, o primeiro Ultraman, muito bem interpretado por Susume Kurobe que faz uma ponta em Kamen Rider Black como o Dr. Kuromatsu; na mesma série temos o carismático Mitsuhiro Ide, vivido por Masanari Nihei e o Comandante Mura, que foi interpretado pela lenda Akiji Kobayashi, um ator muito conhecido na franquia Kamen Rider vivendo Tachibana (Ichigo, V3, Amazon, Stronger) e também estar presente em filmes do Godzilla.
Dan Moroboshi, o eterno Seven. Sua interpretação não somente em Seven, mas em todas as outras séries que participou foram especiais e sublimes. Quem não vai dizer que Daigo, o Tiga, não foi carismático? Claro que todo o elenco de Tiga é ótimo, mas sua atuação é super concentrada e fiel.
Incluo nessa lista os Ultramans Nexus (que tem uma das histórias mais envolventes de um toku) e Ultraman Zero, o Ultra da nova geração. Zero sozinho peita meio mundo e sai na mão contra Belial, um antigo guerreiro que traiu tudo que tinha para obter mais poder.  Assista um especial do Zero e veja sua força e carisma.


Respeito aos atores originais
        
               Gosto de frisar que os atores que interpretaram os ultras, mesmo estando mais velhos,     sempre aparecem em especiais e comemorações. A meu ver isso demonstra um respeito enorme por gerações anteriores e mostra para as atuais, como aqueles heróis são importantes. Se quiserem conferir, sugiro que assistam ao filme: “ A grande batalha! Os 8 Super Irmãos Ultra!”. O filme se passa num universo alternativo, onde Ultraman é somente uma obra de ficção e os alter egos dos heróis vivem como pessoas comuns. Tudo parece normal até que monstros gigantes aparecem destruindo tudo, até que Mebius chega de outra dimensão, chega ao mundo real e precisa invocar outros sete Ultras para acabar com a invasão. Muita emoção a cada cena.

   

Conceito de família

Na primeira série, Ultra, não tínhamos esse conceito de irmandade, nem em Ultraseven. Mas para melhor sabermos temos cinco ultras que são considerados como os Irmãos Ultra: Hayata, Seven, Jack, Ace e Taro, vindo da Nebulosa M 78.

Recomendo assistir esse vídeo e ver um pouco mais sobre o conceito da franquia:


    Finais épicos

               Evidente que aqui não vou citar alguns finais para você que ainda não acompanhou algo da franquia Ultra. Mas, uma das coisas que diferenciam a Tsuburaya da Toei em questões de finais são a dramaticidade e principalmente, ousadia. Sim, muitos Ultras contêm finais que não são propriamente felizes. Tomo por exemplo o emocionante final de Ultraman Jack, aqui no Brasil “O Regresso de Ultraman”, onde é praticamente impossível não verter lágrimas com a conclusão da trama. Cito também Ultraman Dyna de 1997. A trama começa leve e até mesmo boba, mas evoluiu absurdamente até o impressionante e triste final. Se você já assistiu Kamen Rider Blade, vai notar semelhanças, justamente por termos aqui o mesmo roteirista.

               Eu poderia facilmente citar várias outras coisas que fariam você se apaixonar de imediato pela família Ultra. Mas deixo a você o convite para que descubra por si mesmo o quanto Ultras são incríveis. Na tokunet ultimamente vemos muitas brigas e desentendimentos de fãs de riders e sentais, apontando defeitos e qualidades em diversas séries, mas nunca vi nada parecido com Ultra. Por qual motivo? Penso que por serem mais hardcores, os fãs não digladiam. Alguns relembram com carinho épocas passadas, outros ainda assistem, mas há um respeito enorme entre eles. Recomendo você a descobrir a franquia, seus detalhes, particularidades e se encantar com cada herói, cada trama, cada sofrimento e vitória. Vai descobrir por si mesmo que Ultraman é de fato muito, muito bom e vai te fazer ver tokusatsu com olhos mais cuidadosos, pois vai entender que por trás desse universo de tantas histórias e mitos, houve muito sacrifício e genialidade para termos o que temos hoje.

Diferente do Brasil, os Ultras sempre estiveram presente desde os anos 60. Tem MUITA história para ser descoberta. Tem coragem? Vá em frente e descubra. Abraços! 

{ 4 comentários... read them below or Comment }

  1. A franquia Ultra é uma das melhores que eu já tive o prazer de conhecer, infelizmente eu vi poucas series no entanto as que eu vi me cativaram como nunca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também conheço poucos Ultras, mas esses poucos me cativaram bastante e pretendo conhecer outros em breve.

      Excluir
  2. você sabe um site que tem tudo isso que você falou em qualidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em breve listaremos aqui uma vasta lista de blogs e sites que amplo acervo de séries Ultraman.

      Excluir

)) O que você procura? ((

// Quem Somos?

>> Toku Hero Club (THC), somos um grupo de amigos que se conheceu através das Redes Sociais e que ao invés de ficar por aí discutindo ''qual é a melhor série?'' ou ''qual é o melhor personagem?'' resolvemos legendar e expandir este universo extraordinário do TOKUSATSU!

>> Encontre-nos no facebook:
Faça parte do >> Grupo/Comunidade
Curta nossa >> Página

// Posts Populares

- Copyright © THC - Toku Hero Club - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -